sábado, maio 14, 2011

Casca grossa

Se eu tivésse de descrever agora o meu estado de espírito...não seria fácil.

Eu teria de falar dos problemas, das dificuldades, das angústias, das confusões, dos filmes...enfim de tudo o que se passa na minha cabeça...mas também teria de falar das coisas boas que compõem o meu mundo....teria de falar dos meus sonhos, das minhas viagens, dos meus amores, do meu coração... teria de revelar que sou casca grossa...uma casca grossa delicada e recheada de uma polpa elástica e resiliente. Sim, eu sou assim. Sofro, choro, arranco os cabelos, mas levanto-me e sigo sempre em frente. O meu estado de espírito esconde-se debaixo da casca grossa e por cima da polpa elástica.

Gostáva muito de ser daquelas pessoas que conseguem sempre ser protegidas, daquelas que os outros rodeiam de cuidados e meiguices para que não sofram.
Gostáva de ser delicada como uma flor...cheirosa...macia...todos gostam de flores!
Mas eu...eu sou mais um tamarindo, ou uma laranja...quem sabe até se não poderia ser um abacate (sempre tem a pele um bocadinho mais fina, e aqui eles podem ser bem doces!)!

Se gosto de ser assim? Ás vezes não...parece-me sempre que só conseguem ver o que eu realmente sou quando chegam à polpa, quando conseguem romper a casca que eu evito sempre que seja rompida (não vá o sumo escapar!) e que, infelizmente, não tem o charme das pétalas de uma flor, não inspira o cuidado que a flor inspira, não emociona como uma flor consegue emocionar.

Gostáva de vos conseguir falar de coisas bonitas, de escrever como uma poetiza, de deslumbrar os que me rodeiam como meu charme. Mas eu sou assim, casca grossa, dura e delicada...cheia de sumo e muito real...nada de etéreo, nada de transcendente, nada de espectacular.
Ás vezes tenho pena de não ser mais frágil ou de o conseguir demonstrar...talvez me facilitásse a vida...talvez não me magoásse tão profundamente nem o sentísse tão dramáticamente quando me perfurássem a casca, porque esta seria mais fina e o pico não teria de entrar com tanta força para magoar, seria sempre mais superfícial, mas não, está tudo tão fundo que quando finalmente chega é forte o suficiente para quase me derrubar...quaaaase...salvam-me sempre as características da polpa que guardo cá dentro!

Mas eu sou a sim...este é o meu mundo....carregado de sonhos, de viagens, de amores, de um coração que se entrega, se emociona, se perde... um coração escondido bem no centro de um fruto de casca grossa ...e sabem que mais? Ainda bem que existe essa casca e essa polpa resiliente senão, como é que eu ia conseguir ser como sou, levantar-me e seguir em frente?

Sem comentários: